• Postado Por : Marketing Atacadão BR sexta-feira, 29 de abril de 2011

    Na última sexta-feira (08), o auditório do Seminário São Pio X, na BR 316, foi palco de mais uma cerimônia de premiação do projeto Aluno Nota 10, da Prefeitura de Ananindeua. Mais de 1.100 pessoas, entre professores, alunos, pais, autoridades e convidados participaram da entrega de prêmios, certificados, medalhas e placas de honra ao mérito aos melhores alunos, professores e escolas municipais. Entre as autoridades presentes na cerimônia estavam o Secretário Estadual de Transportes, Francisco Melo, “Chicão”, que destacou a importância de se trabalhar projetos educacionais como o Aluno Nota 10. “Toda política pública que ajude o desenvolvimento do município é extremamente importante. Vendo projetos como esse dando certo, nós temos a obrigação de apoiar. Ananindeua sai na frente no setor educacional”, afirmou o secretário.

     A Secretária de Educação, Elieth Braga, agradeceu o empenho e a dedicação daqueles que contribuíram para a realização da cerimônia e pediu que todos fizessem um minuto de silêncio em respeito aos 12 alunos que morreram no ataque à Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (7). “Hoje é motivo de festa para Ananindeua, mas não podemos ficar alheios ao que acontece no país. A tragédia no Rio de Janeiro faz-nos parar e pensar na importância da família na formação do caráter e personalidade de todo ser humano. Que Deus possa acalentar o coração de cada pai que perdeu o seu filho”, afirmou a secretária.

    Com a implantação do Aluno Nota 10 nas escolas, as taxas de evasão e repetência diminuíram e o número de aprovações aumentou. “A participação da família no cotidiano da rede escolar foi fundamental para alcançarmos esses resultados. Aumentamos os investimentos na estrutura física, informatização das unidades e formação dos professores, construção, ampliação e reforma de escolas. Com isso, Ananindeua melhorou o seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, concluiu Elieth Braga.

    O Aluno Nota 10 foi criado em março de 2009 e avalia o desempenho do estudante, aliado a participação de pais e responsáveis nas atividades escolares e assiduidade dos mesmos nas reuniões. Além de premiações em dinheiro, aparelhos de DVD, MP3 e MP4, medalhas e placas de honra ao mérito, os classificados recebem o Cartão de Descontos Aluno Nota 10, que concede descontos nas compras realizadas na rede comerciantes parceiros do projeto. Na cerimônia de premiação, foi divulgada a adesão dos Supermercados Formosa, Lojas Visão e Atacadão BR ao Aluno Nota 10. Professores e Escolas também são premiados com netbook’s e placas de reconhecimento.

     deputada federal Elcione Barbalho também esteve presente lembrou a dificuldade que todo gestor público enfrenta para conseguir recursos para manutenção de projetos e políticas públicas. “Muita gente acha que vida de político é fácil. Eu afirmo a vocês que não é. Manter um Projeto como esses custa muito caro, mas é muito gratificante. O que o prefeito Helder tem feito pelo município de Ananindeua está sendo demonstrado com os ótimos resultados que tem apresentado. Ananindeua vem sendo conhecida e reconhecida no país inteiro e devemos sentir orgulho disso”, disse a deputada.

    Na ocasião também foram homenageados os nove alunos que participaram da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas realizada ano passado. A OBMEP é uma competição de nível nacional promovida pelo Ministério da Educação que avalia, nacionalmente, o ensino da matéria. Ananindeua conquistou as medalhas de ouro e de prata
    Durante o evento, o prefeito Helder Barbalho anunciou e assinou projeto de lei que concede aumento salarial de 9% aos 1.438 professores e pedagogos da rede municipal e lembrou que existe um piso salarial nacional para professores e pedagogos e que Ananindeua está pagando acima desse piso. “Queríamos remunerar muito mais aqueles que tem um papel fundamental na formação do caráter e da personalidade das crianças e jovens de Ananindeua. Mais que uma obrigação minha, enquanto prefeito, esse aumento é um merecimento àqueles que lidam com a educação e a formação desses jovens. Eu agradeço a cada professor da rede de ensino pelo carinho e dedicação com que vem desempenhando suas funções. Isso faz com que Ananindeua seja considerada o município com o melhor ensino público da região metropolitana”, reconheceu o prefeito.

    Muitos pais de alunos estiveram presentes e comemoravam a cada premiação entregue. “Minha filha sempre foi estudiosa. Graças à Deus, nunca precisei obrigá-la a estudar. Hoje é um dia de festa pra mim. Com esse prêmio já vou poder realizar uma vontade dela, dar entrada na compra de um computador. Esse projeto é nota 10 e o prefeito está de parabéns”, afirmou Lenilde Prado, mãe de Pâmela Ketlen, de 11 anos.

    O prefeito Helder Barbalho fez questão de entregar, em mãos, as premiações aos 854 alunos e aos seus respectivos professores, além das placas de reconhecimento, que foram entregues às escolas que tiveram os primeiros colocados no projeto.
    “Esse é um dos momentos mais gratificantes do meu mandato. Mais que premiações, o Aluno Nota 10 proporciona interação entre diretores de escolas, professores, alunos e pais. Isso demonstra a melhoria na qualidade do ensino público municipal e o reconhecimento do esforço de todos os envolvidos e comprometidos com a educação. Mesmo num momento triste pelo qual o país está passando com a tragédia ocorrida no Rio de Janeiro, devemos acreditar e rezar que isso tenha sido um caso isolado e que não reflete a realidade do ensino público”, concluiu Helder Barbalho.

    Fonte: Ascom/PMA
    Fotos: Marcos Santos

    Deixe Um Comentario